quarta-feira, 10 de setembro de 2008

a Paraíba não é logo ali...

Bom, depois de reclamar da telefonia, não fiquei incomunicável...no dia da independência me enfiei num micro-ônibus disponibilizado gentilmente pela UFRRJ para os que tiveram trabalhos aprovados para o III Encontro da Rede de Estudos Rurais,que está acontecendo de 9 a 12 deste mês de setembro, no município de Campina Grande, na Paraíba.

1. A viagem: durou 50 horas. Isso por si só já é suficiente para muitas pessoas desistirem e acharem que quem vai é, no mínimo insano, o que concordo. No dia 7, enquanto vários desfiles rolavam, um grupo de 19 corajosas pessoas iniciou essa aventura. Chegamos na terça, dia 9, por volta de 9:30...vivos, cansados, sem saco, mas em harmonia, todos sem ter brigado, o que demonstra, pelo menos, uma certa maturidade das pessoas que se dispuseram a isso...

2. O encontro: esse encontro me parece que está mais organizado que nas edições anteriores. Pelo menos a programação está sendo cumprida...a discussão aqui passa muito pela questão do agronegócio e da agricultura familiar. O Grupo de Trabalho ao qual estou inserido atua com as interfaces entre agricultura e meio ambiente...muitos conflitos, muitas dúvidas. Hoje tivemos um bom debate pela manhã no grupo e no início da tarde assitia uma apresentação que destacava que grande parte dos assentamentos de São Paulo possui contratos com usineiros e planta cana...que espanto! Enfim, o encontro é muito bacana, novas pessoas, boas novas, bons diálogos, animados, bem-humorados, respeitosos...me sinto bem, recuperado do cansaço.

3. A cidade: Campina Grande tem 400 mil habitantes, a campanha política aqui me parece mais presente na população, nos discursos populares que ouvi, ao menos...a cidade apresenta um custo de vida razoável em comparação com o Rio, Niterói ou Nova Friburgo. Também é a capital brasileira do forró...aliás, hoje tem um...tô indo...se der posto algo novo sobre alguma coisa nova que ouvi...

Nenhum comentário: