terça-feira, 2 de setembro de 2008

Diferentes perspectivas...

Deveria me disciplinar para escrever sempre uma postagem pela manhã e outra à noite.

Ambas me ajudariam bastante, mais do que a qualquer outra pessoa que as leiam.

Revelariam diferentes perspectivas do que é real para mim, do que existe de fato, ou seja, hoje. Canso de falar que minha grande dificuldade hoje é entender que só existe hoje, este momento.

O passado só pode ser visitado, passou, já foi, e aparece hoje apenas na forma de lembranças, de ressentimentos, de saudades, de raiva - mas ficaram lá atrás, de fato.

Quanto ao futuro, ele também não existe, além de depender totalmente das minhas atitudes hoje.

Logo, o que vale é hoje, de fato. Nada que impeça minha mente de acreditar demais no passado ou no futuro, dependendo do dia de hoje que vivo.

Complicado, mas minha mente é assim. Como diria a letra de música do Engenheiros, “tão confusa quanto à América Central”.

A postagem da manhã pode me mostrar qual é a minha perspectiva para o dia de hoje, no começo de tudo que ainda vai acontecer, no exato momento em que se abrem meus olhos e a luz do dia coloca a realidade de mais um dia a enxergar, a sentir e a viver.

Tenho tentado refletir antes de começar os dias.

Parar um pouco, na cama mesmo, antes de começar a correria, que agora tento acalmar, falo de dentro de mim. Antes de beber o café, de tomar banho, de fazer a barba e sair de casa, pois sempre saio, gosto de sair de casa, não sou caseiro.

Tenho tentado, mas nem sempre consigo, agradecer por um dia inteiro que terei pela frente, com suas imprevisibilidades, seus riscos, seus mistérios, as conquistas, os erros, os vacilos, da minha parte mesmo, e dos outros também. Não sei se venho conseguindo... Daí a importância da postagem da noite.

No fundo, o blog me ajuda mais do que as pessoas imaginam. É como se fosse um organizador dos pensamentos em profusão que habitam uma mente inquieta.

Se pela manhã, escrevo da perspectiva de um visionário que vislumbra o dia inteiro que tem pela frente, à noite coloco-me na perspectiva de tentar identificar os sentimentos que brotaram e aqueles que ficaram até o momento de dormir e iniciar um novo dia seguinte, que, com certeza, será completamente diferente deste que já se vai à noite.

Isso não nada fácil!

E quem disse que a vida deve ser fácil?

Ia ser tão sem graça.

Gosto dos desafios que surgem, das dificuldades e também dos bons momentos, isso é da vida!

Hoje minha perspectiva (re)clareou, isso é ótimo, me livrei de alguns fardos e sigo firme no meu caminho, no caminho de me conhecer, de conhecer mais o mundo em que vivo, fazer o que gosto, o que tenho tesão, de procurar ter uma palavra amiga, um ombro para aquelas pessoas que curto, e também para aquelas que precisam, também aquelas que não curto tanto - sendo isso bem mais difícil.

Um sorriso, nossa, sempre fui tão sério, e hoje tem um sorriso para as pessoas.

É um dia lindo e ensolarado que me aguarda, faz um friozinho gostoso aqui de onde escrevo, em Nova Friburgo.

Poderia ser chuvoso e nublado.

O que vale é a forma como eu encaro este dia, ele pode ser sempre maravilhoso, ou não. Depende principalmente de mim.

Um bom dia para todos!

Nenhum comentário: