sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ainda o trem em Nova Friburgo, me espantando cada vez mais

O que me espanta na mudança de projeto que foi determinante para levar o atual prefeito de volta a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo é a ausência de qualquer indício de que esse "novo" projeto (agora seria um VLT, veículo leve sobre trilhos, ao invés de um trem sobre o rio Bengalas, que anda de muleta...) será discutido com a população de Nova Friburgo, em especial com as pessoas residentes no trajeto do obsessivamente pretendido trem.

Acho essa questão de fundamental importância, tendo em vista de que, quem vai pagar a conta ou parte dela, dependendo da parceria interessada (e quem hoje estaria interessado em "investir" nisso aqui em Nova Friburgo?) é exatamente a população: se não for na construção, será no retorno no investimento (ao pagar a passagem).

Se antes já achava importante, mesmo que o argumento pudesse ser de que a população votou no então candidato por conta, principalmente, da sua audaciosa proposta de um trem sobre o rio...

Agora que o projeto mudou, nada mais justo que colocá-lo em uma discussão pública e de renovar os votos. Afinal, parece que a obra só será concluída em um futuro governo e não neste...

Entretanto, parece que a postura do governo, infelizmente, não é essa... o que podemos fazer neste sentido?

Acho que nosso grande problema são as atividades de cada um que está inconformado individualmente, que discorda claramente, que não enxerga viabilidade desta obra, mas que não encontra tempo, em conjunto, com os demais de organizar qualquer mobilização que seja forte o suficiente para ser eficaz, envolvendo pessoas da cidade que não debatem aqui.

A esfera do Orkut é mais no sentido de informar, de colocar algumas faíscas, mas fogo mesmo é a rua... Este é o desafio de quem opina no Orkut, de se colocar na esfera pública, tendo em vista que determinadas questões somente são ouvidas da forma mais tradicional possível.


Nenhum comentário: