terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O PSDB está no governo Heródoto? E a manada, vai prevalecer na Câmara?

Pergunta simples essa primeira do título, pois se o líder do governo Heródoto, prefeito de Nova Friburgo, é o atual presidente do PSDB, nada mais lógico que esse partido componha a base do governo, não?

O PSDB tem algum secretário de “primeiro escalão”? Isso ainda não ficou claro...

Ou será que o convite do prefeito foi especificamente para o vereador Marcelo Verly?

O que tenho visto com o rótulo “líder de governo” é de uma aura negativa (em especial do governo federal, mas também pelo desempenho local do vereador Vanor Cosme na última legislatura): trata-se de defender intransigentemente os projetos apresentados ao Legislativo pelo Executivo.

No meu ponto de vista, esse processo não era (não é e não acredito que será... nem em Nova Friburgo nem em lugar algum...) muito saudável: os vereadores que apóiam o governo votam como uma manada, em bloco (existem postagens minhas na Comunidade Nova Friburgo do Orkut sobre os “placares” previsíveis na última legislatura).

Será possível que exista diálogo entre o líder do governo e o governante (neste caso, o prefeito...) antes dos projetos seguirem para a Câmara? Ou será que o líder do governo receberá "pacotes fechados" e os defenderão?

São muitas questões que levanto, sem qualquer julgamento inserido, mas que referem-se aos trâmites do legislativo friburguense, as possibilidades de ampliação dos debates em torno dos projetos, e também de participação popular (desde que a população esteja interessada nisto, claro, pois isso é cada vez mais raro...).

Creio que, neste sentido, o prefeito efetuou mais uma jogada de mestre (as primeiras foram a escolha da Secretária de Educação e o convênio com a Fiocruz...), pois aproximou do governo (não sei se o PSDB) o vereador com maior potencial (destrutivo se oposição, criativo se governo...). Além disso, trata-se do vereador mais inteligente e com considerável experiência dos trâmites burocráticos. Enfim, não poderia demonstrar maior maestria política.

Quanto ao meu xará, que tenho em alta conta, abre-se o desafio, que acredito conseguirá desempenhar muito bem, de defender os projetos de forma mais dialógica, transparente e aberta se credenciando como um político novo e de grande futuro pela frente.

Isso tudo, as questões, as expectativas e também as críticas só fazem sentido “a posteriori”. Por enquanto, só me resta torcer que a habilidade política do prefeito e do seu atual líder de governo se convertam em melhorias de qualidade de vida e possibilidades de vida para a população friburguense.

Nenhum comentário: