segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Só, só ser ou ser só? Melhor é pensar desta forma...

Decidi ficar só neste fim de semana e foi bom para mim. Talvez tenha sido opção não retornar a Nova Friburgo, mas, de fato, não tive tanta opção assim, mas sim uma necessidade: precisava dar uma carga de atenção ao meu projeto de mestrado, o que envolve escrever, modificar o que escrevo (diversas vezes, como quem me conhece um pouco diagnostica rápido...), refletir, enfim, me concentrar, estar envolto em dúvidas, pensamentos. Ou seja: ficar chato do jeito que só eu posso ser e ficar. E o fato de eu ter ficado só no fim de semana passa a ser melhor para mim e também (mesmo sem nenhuma predisposição em prol de outrem, tão somente pensando em mim... de forma individualista, mas não egoísta...) para a minha família, namorada e outras pessoas próximas que ficaram distantes de mim até pelo simples fato de que eu estaria distante deles mesmo que estivesse próximo fisicamente.

Constato que avancei no projeto, obviamente que não tanto quanto meu perfeccionismo gostaria que tivesse avançado, mas isso faz parte, já me acostumei, já nem me frustro mediante as expectativas que mais me servem para chegar bem além do ponto em que chegaria caso não as tivesse.

Também constato que não sou nada mais nem menos que um grão de areia nesta praia-mundo, o que significa que se eu morrer hoje, poucas pessoas (acredito que daria para contar nos dedos das mãos... ou de uma das mãos...) iriam chorar pelo fato. Não demoraria mais que uma semana para que as vidas dessas pessoas estivessem andando sem a menor reminiscência da minha pessoa. Não fico triste ao pensar nisso, mas isso me dá mais força para cuidar de mim, em primeiro lugar. Atitudes altruístas depois, não pode ser diferente.

Tenho emagrecido novamente, tomara que não engorde tudo de novo. Por que engordar é fácil e emagrecer é difícil? Oh, drama! Babaquice danada... tenho comido menos, procuro fazer uma caminhada de uns 40 minutos todos os dias e isso vem funcionando... coisinha básica: venho me sentindo melhor. Isso é o que mais me importa hoje, meu bem-estar.

Comprei a Folha de São Paulo no domingo, ontem, mas tinha a clara sensação de que não conseguiria ler. Pensado e feito: somente folheei, um monte de matéria falando do Obama, Obama pra lá, Obama pra cá, se depender dele o Brasil está frito numa gordura requentada da pior espécie do mesmo jeito que com o Bushinho, Clinton, Bushão ou Reagan, para citar apenas os mais recentes "carrascos imperislistas". Tentarei ler mais detalhadamente o jornal mais bem informado do Brasil para me inteirar das novidades, mesmo que sejam tão batidas quanto o Obama... talvez amanhã comente algo sobre a atualidade do mundo que me cerca e não do meu cotidiano previsível (até que nem tanto, reclamo de "barriga cheia", mesmo emagracendo...).

E comecei a semana só, minha irmã me abandonou ao relento de Icaraí, hoje devemos nos encontrar a noite ao menos para romper não minha solidão, mas meu diálogo com pessoas... sabe que é bem ruim ficar só? Se bem que me aturei numa boa, acho que me aturo numa boa, é preciso aprender a só ser ou a ser só? Eis o dilema que Gil tentou responder... só ser ou ser só? Ser só deve ser ruim... acho que o samba-resposta de Gil era para aprender a só ser...

Seja essa ou não a resposta do ex-ministro eu preciso aprender a só ser e acho que estou conseguindo... por fim, não podia deixar de falar numa dor de coluna que me incomodou o dia inteiro, foi um mal jeito que arrumei, mas como incomoda... coisas da idade que avança?

Eita paranóia narcisista... aliás, depois que inventaram a web cam o relacionamento meio que à distância já se torna possível, mas tem que ter a etapa presencial com uma frequência relativamente não muito longa...

Até a próxima vez que der vontade de escrever neste espaço de desaguar sentimentos, percepções, frustrações e etc...

Nenhum comentário: