terça-feira, 10 de março de 2009

Sobre a igreja católica e o aborto...

Parabéns ao presidente Lula, nosso representante maior até o final do próximo ano por sua manifestação frente a poderosa (cada vez menos) igreja católica. Não tenho religião, não me sinto melhor nem pior que qualquer pessoa que pratique alguma. Mas a reação imediata e conservadora desta igreja frente aos médicos que procederam tecnicamente no aborto legal ao atender uma menina grávida de 9 anos de idade não pode passar batido.

Como também não pode passar batido um monte de outras coisas. Ao passar o abaixo-assinado para minha lista de e-mails, as reações variaram do agradecimento em ter tido a possibilidade de assinar à cobrança de existirem outras coisas mais próximas de mim que precisam de atenção. Ora, cada um escolhe onde se engaja e até mesmo se se engaja, ora bolas. Em pleno século XXI, alguém me dizendo em que devo me engajar? Depois de uma troca de cinco mensagens, tudo resolvido, consenso, paz e amor. Hoje é assim. Algum tempo atrás, ressentimento, raiva do outro. Mudanças percebidas por qualquer um que convive comigo.

"Será que nunca faremos senão confiar na incompetência da América católica, que sempre precisará de ridículos tiranos?", já cantava Caetano Veloso, sempre genial e genioso, disposto a colocar a cara a tapa frente ao poder vigente, como é o caso (ainda) da igreja católica, apesar do crescimento pentencostal, evagélico e de demais religiões.

É esta tradição judaico-cristão que ainda está enraizada nos rincões mais pobres deste nosso Brasil, que reflete todo um arcaísmo, em especial com a superação das correntes mais progressistas da Teologia da Libertação em benefício de carismáticos e conservadores inquisitoriais.

É assim que se deve louvar a atitude de médicos anônimos agora midiatizados, que certamente não procederam da forma que procederam por conta de uma aparição midiática, mas que se transformaram em foco por não estarem de acordo com o domínio judaico-cristão em nossa cultura.

É assim que vamos seguindo em frente...

Nenhum comentário: